Textos criativos: Como ter boas ideias e atrair o leitor

0 Comments


Tem dias que estamos muito dispostos e outros nem tanto, não é mesmo? Isso ocorre em todos os aspectos da nossa vida e na hora de escrever não é diferente. Tem dias que parece que nos faltam ideias, imaginação ou criatividade.

Para lapidar nossas ideias e criarmos textos fantásticos é importante mantermos alguns hábitos ativos, veja algumas dicas que separei para nós:

Leia com frequência

Quem lê bem, escreve bem. Torne a leitura parte de sua rotina, leia jornais, revistas, livros, propagandas, leia qualquer coisa. Seja curioso e procure saber sobre assuntos diversos. Tire um dia para ler sobre algo totalmente fora da sua rotina, por simples curiosidade, toda leitura agrega conhecimento.

Varie o autor que costuma ler

Temos o costume de ler sempre aqueles autores que admiramos ou que têm ideias parecidas com as nossas, mas devemos nos atentar quanto a isso. A variedade de autores é importante para aumentar a diversidade de expressões. As pessoas costumam utilizar sempre as mesmas palavras e pontos de vista, isso vai deixar o seu vocabulário empobrecido.

Escreva mesmo sem inspiração

Pratique a escrita mesmo que esteja se achando sem inspiração. O ato de escrever estimula a parte do cérebro responsável pela memória e é de memórias e experiências anteriores que surge a criatividade. Como já sabemos, nada se cria, tudo se copia, então o cérebro vai buscar lá em uma memória antiga algo que você viu ou ouviu falar e transformará em uma nova ideia.

Anote ideias que surgem na cabeça

Às vezes surge uma ideia fabulosa ou então palavras diferentes que você acha que ficariam legais em um texto, mas elas surgem bem no meio de uma reunião, ou no ônibus, ou até mesmo no chuveiro. Anote!

Escreva em um papel, uma agenda ou no celular que está sempre por perto. É importante escrever porque pode ser que mais tarde ou no dia seguinte você tente lembrar e não venha na memória, aí é só dar aquela conferida na anotação.

A anotação que você fez pode também servir para aqueles dias que você quer começar a escrever, mas está sem ideias.

Seja sucinto

Escreva textos claros, curtos, diretos e objetivos. Textos repetitivos ou frases muito longas desestimulam o leitor e deixam seu texto chato. Cative o leitor do início ao fim, seu texto não precisa ser longo, mas tem que ser impactante.

Revise antes de expor

É muito desagradável ler um texto que contenha erros gramaticais ou até mesmo erros de digitação. A depender da palavra errada pode até prejudicar a compreensão do assunto, então sempre que finalizar o texto faça uma revisão. Se possível, faça uma pausa, tire o texto do foco central do seu cérebro e volte minutos depois para revisá-lo.