O quão difícil é criar um jogo?

0 Comments


O mercado de games está em alta no momento, os jogos estão presentes em todas as idades e todos os dias diversos novos jogos são criados para o entretenimento dos usuários.

Porém, o que é preciso para não perder as oportunidades e empreender no mundo dos jogos? 

Uma ideia inovadora

Se você estiver começando a criar jogos, pense em algo inovador e com uma jogabilidade simples. Pense em como o jogo irá conquistar a atenção do usuário e foque nisso.

Você pode começar fazendo uma breve pesquisa no mercado: quais os jogos são os mais procurados atualmente, e por que? Escolha um nicho ou público alvo e faça uma análise do que eles esperam em um jogo.

Defina a categoria do seu jogo (aventura, estratégia, ação, etc) e imagine qual será o enredo ou a história que o seu jogo irá contar.

A história e uma boa narrativa é a parte mais importante na criação dos jogos, pois é o que irá conquistar os jogadores e fazer com que eles passem um bom tempo na sua plataforma. 

Escolha um Programa ou uma Aplicação 

Se você não é um expert da programação, e sonha em criar um jogo, existem aplicativos e games engines que te ajudam a realizar o seu desejo, e para a nossa alegria, muitos deles são gratuitos!

As games engines, são programas capazes de criar um jogo do zero, através da junção de elementos de animação e gerenciamento de arquivos. Estes motores gráficos em 2D ou 3D, irão construir cenários incríveis utilizando um conjunto de bibliotecas sem que seja necessário programar tudo desde a raiz.

Aqui vão alguns exemplos de games engine:

Unity

A programação pode ser feita em C# ; é compatível com diversos tipos de navegadores; tem a capacidade de direcionar jogos para múltiplas plataformas. Os desenvolvedores poderão criar jogos para dispositivos móveis, web browsers, desktops e consoles, por exemplo. 

Godot

É indicada para principiantes, mas também permite que o domínio da programação possa avançar em funções mais complexas. Possui a sua própria linguagem do Godot, a GDScript. O código dessa engine é aberto, bem como a sua licença de uso que permite alterar e distribuir o software.

Construct 2

O Construct 2 atende aos princípios da HTML e JavaScript. É uma boa ferramenta para o desenvolvimento de jogos bidimensionais, permitindo que apenas as animações se juntem aos efeitos sonoros. Excelente para criar o seu primeiro jogo!

Scratch

É considerado o programa mais acessível, pois utiliza uma interface gráfica que permite que jogos sejam construídos usando blocos de construção simples e possui uma linguagem também simplificada.

Se você já escolheu a sua plataforma para criação do jogo, mãos à obra! Lembre-se que é criando e experimentando que se aprende e ganha-se experiência. 

Após todas estas etapas você terá o seu tão sonhado jogo criado. Agora é testar, eliminar os bugs e vender o seu peixe!

Entretanto o trabalho não para por aqui. Como um jogo é um produto, você precisa vendê-lo e apresentá-lo ao mercado para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho!

Assim, uma das partes mais importantes na criação do jogo é o Marketing. Aposte nas redes sociais e impulsione através de patrocínios para que mais pessoas vejam as suas postagens. 

Se for um jogo para PC, invista na criação de um site para que os usuários possam fazer o download do seu jogo.

Já imaginou a satisfação em ver as pessoas jogarem um jogo criado por você?! Mãos à obra.