Sempre recorremos à internet para nos divertir. As pessoas que jogam BlackJack usam o Estratégias de Blackjack Online para ler sobre isso, as pessoas assistem a filmes, fazem arte e compartilham online. Hoje em dia, tem surgido uma tendência na comunidade artística online – as pessoas começaram a criar e vender NFT.
Non fungible token (NFT), traduzido para português como “token não fungível” é um código numérico que vai garantir que a sua arte seja única, como se fosse um carimbo digital de autenticidade.
O termo não fungível quer dizer que o produto negociado não pode ser substituído por qualquer outra coisa, nem mesmo que seja da mesma espécie. Qualquer item que só exista um exemplar no planeta pode ser considerado não fungível.
Vantagem na NFT para obras de arte
As NFT podem ser utilizadas para qualquer conteúdo digital (foto, vídeo, música, mensagem, tweet, GIF e outros) mas tem crescido muito no campo da arte, isso porque arte é claramente um item não fungível e este tipo de transação é extremamente vantajoso para o artista e para o comprador.
Para o comprador é muito bom porque ele pode analisar detalhadamente o material a ser comprado através de uma digitalização em altíssima qualidade; não terá que se deslocar para comprá-la e a principal vantagem é que terá certeza que está adquirindo uma obra legítima de valor coletivo e pessoal que ninguém no mundo tem igual.
Para o artista as vantagens também são muitas, uma vez que não precisará de galerias ou exposições para definirem o valor da sua arte e dividir o lucro; não correrá o risco ao expor e transportar a obra; poupará tempo com a exposição apenas digital e ainda poderá cobrar royalties sempre que a arte for passada para um novo dono, lucrando eternamente um percentual sobre a venda.
Os colecionadores valorizam muito o NFT porque adoram a ideia de terem algo único ou a primeira obra de tal artista ou até mesmo saber que foi o primeiro a visualizar determinada coisa.
Podemos confiar na NFT?
As transações digitais por NFT são extremamente confiáveis porque utilizam a tecnologia Blockchain que é a mesma tecnologia utilizada pelas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum.
A Blockchain é uma rede altamente criptografada que é compartilhada na internet por diversos IP’s e, por ter códigos indecifráveis, é praticamente impossível corrompê-la mesmo com ajuda de tecnologias digitais, então em qualquer local do mundo é possível negociar o material que deseja, confirmar sua autenticidade e comprá-lo sem medo de fraudes.
Popularizaçao
Quem já utiliza a NFT para compras garante que o mercado está expandindo e se tornando cada vez mais popular, mas a verdade é que nos últimos anos até temos ouvido falar mais de criptomoedas, bitcoins e moedas digitais, mas a maioria das pessoas nunca realizou esse tipo de transação e nem mesmo tem noção de como fazer isso.
Esta pouca utilização de moedas digitais da nossa população vem muito por apego ao sistema tradicional de compras, mas é realidade também que nestas negociações geralmente transitam altas quantias de dinheiro, valores que estão bem longe da realidade da maioria dos cidadãos.
Como Começar a utilizar
A primeira coisa que o artista tem que fazer é criar uma carteira de criptomoedas e comprar um pouco de ETHEREUM, aí é só conectar sua carteira a um Marketplace. Para gerar o NFT o artista vai gastar entre 40 e 120 dólares.
Gerada a NFT, estabeleça o valor do seu produto. O ideal é fazer uma análise do seu produto no cenário atual, pode fazer uma pesquisa de mercado e estabelecer um preço realista. É importante que o produto não seja supervalorizado e nem desvalorizado, mas lembre-se sempre que quanto maior a procura, mais caro é o produto. Outra dica importante é que o valor muitas vezes não está no que foi feito e sim por quem foi feito.
Atualmente já existem plataformas que funcionam como marketplaces e vão te conduzir na negociação com criptomoedas.