Literatura clássica: Por que é a queridinha dos leitores?

0 Comments


A leitura é sempre uma ótima opção de entretenimento, com um livro na mão você consegue se envolver na imaginação e vivenciar histórias fantásticas. Todos nós temos nossas preferências literárias, até mesmo os viciados em literatura, como eu, que gostam de ler um pouquinho de tudo.

Normalmente os queridinhos são sempre os bons e velhos clássicos. Os livros clássicos são aqueles escritos há décadas, que retratam vivências e costumes dos nossos antepassados, como uma novela de época.

Na literatura contemporânea temos histórias mais recentes que retratam os dias atuais, os hábitos modernos. Normalmente escritos a partir do século XX.

Mas porque será que as histórias antigas ao invés de se tornarem obsoletas são cada vez mais admiradas e atraem leitores de todas as idades?

Veja alguns motivos que tornam estas obras tão atraentes:

Fuga da realidade

Normalmente quando procuramos uma leitura como forma de diversão estamos buscando sair um pouco da nossa realidade, por isso inconscientemente fugimos das histórias contemporâneas que trazem a proximidade da vida real. A sensação que algumas pessoas têm é que as histórias contemporâneas trazem mais conhecimento do que entretenimento.

Viagem no tempo

Já que não é possível entrar em um túnel do tempo e conhecer como viviam nossos tataravós, os livros nos permitem criar na imaginação os cenários, as roupas, as ruas, cada detalhe da cultura de uma população que viveu em determinado tempo da história da humanidade. Supera a curiosidade e estimula a criatividade.

Atemporalidade

As histórias clássicas sempre envolvem paixão, traição, medo, alegria, tristeza e outros sentimentos que serão vividos em qualquer época da humanidade, então tornam-se atemporais, servem de inspiração e nos ajudam a entender nossos próprios conflitos internos independente de idade ou ano que vivemos.

Vocabulário desafiador

Por serem obras antigas, retratam não só o cenário vivido na época como também as palavras usuais e o estilo de linguagem que utilizavam.

Para quem não está acostumado pode até parecer difícil ou chato de compreender mas, com o hábito da leitura, os recursos estilísticos, como frases irônicas e metáforas, tornam a obra até mais atrativa porque insere o leitor ainda mais no contexto histórico.

Os clássicos do futuro

Apenas boas obras perduram para a posteridade, por isso os clássicos que ainda são lidos hoje com certeza trata-se de obras literárias esplêndidas.

E pensando logicamente, os clássicos do futuro serão as nossas boas obras contemporâneas de hoje. Certamente daqui a três ou quatro décadas teremos novos hábitos e estilos de vida e tudo que vivemos hoje será “tempos passados”, mas as grandes obras escritas hoje ficarão para a eternidade.

Se tentarmos imaginar um livro que se tornará um clássico no futuro, acho que podemos sugerir Harry Potter, são obras que retratam sentimentos e mistérios que envolvem o leitor, além de recursos linguísticos estilísticos marcantes.