Arcane: a porta de entrada dos games no mundo do streaming

0 Comments


As séries de tv e os jogos de videogame são entretenimentos que atraem milhares de adeptos em todo o mundo e, de um tempo para cá, a grande empresa de streaming Netflix já vem percebendo que juntar estes dois mundos é garantia de sucesso. Depois de ter lançado séries inspiradas em games como Castlevania e Dota: Dragon’s Blood, lançou em novembro do ano passado (2021) uma jogada de mestre: a série Arcane.

A série Arcane é uma animação criada pela própria Netflix. Baseada no famoso game League of Legends (LOL), da Riot Games, a série recria o fantasioso enredo do jogo, com gráficos incríveis e tecnologia virtual que trazem grande sensação de realidade.

O sucesso do game Arcane

A trama conta a história de dois mundos completamente opostos, um muito rico e outro miserável que vivem em harmonia até alguns personagens resolverem mudar um pouco essa rotina. Este enredo, apresentado em uma plataforma surpreendentemente realista, arrasta milhares de admiradores e fãs viciados na aventura, tanto que em 2021 foram, aproximadamente, 115 milhões de jogadores cadastrados. Sem dúvida um sucesso que garante milhões em lucros para os criadores.

A mistura do real com o fictício

Games já são entretenimentos muito antigos que ao longo dos anos foram se aperfeiçoando e aproximando o jogador de uma realidade virtual cada vez mais perfeccionista. Ocorre que o hábito contínuo e prolongado de praticar estes jogos tão realistas aproximam o jogador do personagem a ponto de misturar o real com o virtual e o telespectador se sentir íntimo do personagem, querendo saber mais sobre sua história e seu dia a dia. É aí que surge a grande ideia de contar um pouco mais da história de cada personagem, não mais através do jogo, mas através de séries, estilo telenovelas, com aventuras e rotinas típicas de cada personagem.

A vantagem em unir game e série

O rico universo dos games arrecadou, só no primeiro semestre de 2021, mais de 60 milhões de dólares e agora em 2022 já existe a expectativa deste valor até dobrar no mesmo período.

Em paralelo, a Netflix tem aumentado constantemente o número de usuários e só no Brasil já ultrapassou 19 milhões de assinantes.

Analisando estes dados já era previsível deduzir que a união dessas duas indústrias é garantia de sucesso. Como prova disso, vimos que na semana da estreia a série Arcane dominou o top 10 da Netflix de 38 países, incluindo o Brasil.

Incentivo para outros games

É verdade que Arcane não é o primeiro jogo que inspira a criação de uma série, mas talvez seja o jogo de maior sucesso a fazer isso e, sem dúvida, motivará a criação de muitos outros com potencial de sucesso equivalente. Será um grande estímulo para criadores e produtores tanto das séries como dos games, prova disso é que a Netflix já está investindo em seus próprios games, ou seja, ela mesmo vai criar o game, atrair adeptos e lançar a série já com a garantia de telespectadores que são fãs dos games.

A riqueza visual, a sensação de imersão virtual e o mistério dos enredos atraem muitas pessoas que estão dispostas a pagar altos valores para se divertirem, por isso não podemos dizer que a união será mais vantajosa para o game ou para o streaming, é na verdade a união perfeita, vantajosa para as duas partes.