Cinco filmes que abordam obras de arte e sentimentos

0 Comments


Parece que enredos que envolvem pintores, artes e obras primas atraem muitos produtores de filmes e telespectadores, afinal são diversos os enredos que abordam o assunto e sempre deixam o filme mais fascinante e atraente.

Envolver arte em uma história é apresentar ao público sentimentos como paixão e dedicação e quem está assistindo agrega muito mais que um simples entretenimento, expande seus conhecimentos culturais e históricos.

Apaixonado por arte, como sou, já assisti vários filmes que de formas diretas ou indiretas abordam o tema e separei alguns para vocês.

Carnaval em Flanders, 1935

Este é o filme mais antigo da minha lista, por isso pode parecer ultrapassado ou muito antiquado, mas confesso a vocês que me fascino sempre que assisto. Primeiro que só o fato de ser em preto e branco já me remete ao passado e faz minha imaginação viajar para aquela época. O enredo do filme mostra a época em que os espanhóis chegaram em Flandres, no norte da Bélgica, de língua holandesa. Portanto mostra características da arte barroca espanhola e holandesa.

O amor é o diabo – 1998

O filme conta um período da história do britânico Francis Bacon, um artista apaixonado pela pintura que buscava o reconhecimento. A trama conta o início do relacionamento amoroso dele com o ex-criminoso Dyer, no ano de 1963. Enquanto vivencia um relacionamento cheio de altos e baixos, Bacon cresce profissionalmente e prepara-se para seu grande dia em uma apresentação que ocorrerá em Paris, no Grand Palais, em 1971. Ele só não imaginava que seria surpreendido com o suicídio do companheiro um dia antes do seu grande dia de êxito.

Frida – 2002

Este filme foi inspirado no livro que conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera, escrito por Hayden Herrera.

O filme é muito interessante porque é possível conhecer algumas obras da artista que ficou muito conhecida por gostar de pintar retratos e autorretratos, mas também ficamos sabendo um pouco sobre sua história pessoal.

Você vai descobrir que a vida de Frida foi bem agitada e nada tradicional para a época. Ela viveu um conturbado relacionamento com o muralista Rivera envolvendo brigas e traições; diversos casos amorosos, inclusive homossexuais; e sofreu um grave acidente de ônibus.   

A atriz Selma Hayek, que interpretou a personagem Frida, recebeu indicação ao Oscar naquele ano. 

Moça do Brinco de Pérola – 2004

Johannes Vermeer é um famoso pintor no século XVII e Griet uma camponesa holandesa, de 17 anos, pobre, que precisa trabalhar em casa de família para sobreviver. 

Ela vai trabalhar exatamente na casa de Vermeer e com o passar dos dias ele começa a perceber o comportamento e a beleza da moça e, fascinado, em meio às suas pinturas, começa a fazer de Griet a sua musa inspiradora. Desta admiração surge uma das principais e mais famosas obras de arte, a tela “Girl with a Pearl Earring”.

A Dama Dourada- 2015

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de Maria Altmann, uma judia, austríaca, sobrevivente do holocausto.

A personagem principal tem o retrato de sua tia roubado pelos nazistas na guerra segunda guerra mundial. Para sobreviver, ela vai se refugiar em Los Angeles. Ano depois, conhece um jovem advogado, com pouco tempo de formado, mas muito idealista e determinado, que ajudará ela a processar o governo do antigo país, a Áustria.

A obra de arte ficou conhecida como Woman in Gold, do pintor austríaco Gustav Kimt.