4 Passos básicos para te ajudar a criar seu próprio jogo

0 Comments


Gente, vocês já sabem que eu sou um apaixonado nato por videogames, não é verdade? Se você também é assim como eu, com certeza já passou pela sua cabeça a ideia de criar seu próprio videogame.

Assim como qualquer coisa que queremos na vida, é necessário dedicação e disciplina. Eu aprendi a criar jogos básicos sem tomar nenhum curso, apenas através de pesquisas na internet e assistindo vídeos no Youtube, isso porque videogames é um dos meus hobbies preferidos e essa é a única maneira de fazer com que um jogo seja bem sucedido.

Seja qual for a sua experiência que deseja aplicar em criação de jogos: um designer gráfico, programador, ou talvez esteja utilizando programas para te auxiliar a criar seu próprio jogo, independente do seu nível de experiência, é necessário ser organizado, realizar boas pesquisas e ser muito atento aos pequenos detalhes. 

1- Organize suas idéias

Antes de qualquer coisa, é muito importante decidir qual será o tema do jogo. Se este for o primeiro jogo que você está criando, é recomendável começar por algo simples de fazer, principalmente para ganhar experiência através dos erros e acertos.

A decisão do seu primeiro jogo poderá depender do estilo que você gosta de jogar ou passou muito tempo jogando, assim terá mais facilidade de saber tudo o que é necessário para um jogo ter sucesso, desde as coisas mais importantes até os pequenos detalhes (funções, itens, design, etc). Faça um esboço descrevendo em detalhes tudo o que será necessário para essa criação.

2- Pesquise sobre jogos parecidos

Uma vez que tudo isso já estiver claro, busque o máximo de informações possíveis online a respeito de jogos parecidos com o que você pretende criar, encontre com amigos que já criaram jogos e busque rodear-se de pessoas que já tenham experiência nesta área. Quando já tiver bastante informações coletadas, crie um documento com o esboço do design que você deseja para o seu jogo, por mais simples que seja o seu jogo, este documento servirá como a sua Bíblia de criação durante o tempo inteiro.

3- Programando o seu jogo

Se a sua intenção é criar um jogo de celular, por exemplo, será uma tarefa muito mais fácil que criar um jogo de computador. Agora que você já tem todo o esboço da criação de seu jogo feita, terá agora que selecionar a linguagem de programação que deseja utilizar e qual o software (ou game engine) que fará seu jogo rodar. 

Se você ou sua equipe não tiver muita experiência com programação, é possível economizar muito tempo e dor de cabeça através da contratação de profissionais mais experientes, assim você poderá focar sua energia e atenção no que você realmente sabe fazer.

4- Revise o trabalho realizado

Uma vez que seu jogo for criado, se coloque no lugar de um jogador e verifique se todos os detalhes estão em ordem. Cores, música, personagens, etc. O melhor a fazer é jogar e testar todas as funções. Você já deve saber que é frustrante utilizar um jogo que trava ou algo não funciona, você não quer que quem jogue seu jogo tenha esta experiência.